Nesta terça (2) e quarta-feira (3), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) esteve presente no III Encontro Internacional do Diálogo Pró-Carnaúba & I Congresso Científico da Cadeia da Carnaúba, realizado na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

A programação do evento contou com conferências, mesas-redondas e rodas de conversa, reunindo representantes de instituições nacionais e internacionais como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Union for Ethical BioTrade – UEBT  (União para o Comércio Ético da Biodiversidade), Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal Rural do Semirido (UFERSA), entre outras.

Entre os temas dos eventos, destacou-se a pesquisa e inovação no controle da planta invasora conhecida como “unha-do-diabo”, tema bastante discutido pelo colegiado e que foi pauta de capacitação realizada em 2025.

Além disso, os participantes discutiram sobre economia circular e bioenergia da planta, abordando práticas de restauração e arranjos socioprodutivos sustentáveis e outros modelos de produção que superem barreiras internacionais.

O encontro proporcionou um espaço de diálogo e de articulação entre produtores, pesquisadores, empresas, organizações sociais e governos, reforçando a importância da carnaúba para a economia, o meio ambiente e a cultura nordestina.

Participação

Representando a secretaria-executiva do CBH Litoral, participaram os técnicos do Núcleo de Gestão Participativa, Carlos Carvalho e Edilene Matoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *