O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral promoveu, na quinta-feira (14), sua 35ª Reunião Extraordinária, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú. O evento contou com uma capacitação técnica sobre a poluição dos recursos hídricos por agrotóxicos, a apresentação do diagnóstico da Comissão Gestora do açude Poço Verde, bem como a sua homologação e a escolha dos agraciados com as homenagens “Amigo das Águas 2025” e “Antônio Zaranza 2025”.


A reunião foi iniciada com a apresentação de um vídeo alusivo ao “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência doméstica. O Coordenador da Gestão Participativa, Victor Albuquerque, destacou a relevância da data, reforçando a importância da conscientização e da denúncia em casos de violência.

Capacitação Técnica

Conduzida pelo Professor Dr. Francisco Jorge da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), a capacitação abordou os impactos do uso de agrotóxicos na qualidade das águas superficiais e subterrâneas, ressaltando os riscos à saúde pública e ao meio ambiente. 

Ele enfatizou a necessidade de adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, especialmente para mitigar os danos causados pela poluição hídrica.

A ação foi direcionada aos membros do comitê, gestores públicos, agricultores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as melhores práticas de preservação ambiental.

Apresentação do diagnóstico do açude Poço Verde

Na sequência, Victor e José Paulo, técnico do Núcleo de Operações apresentaram os dados técnicos sobre o açude Poço Verde, abordando o atual cenário do reservatório e suas ações. 

Na oportunidade, também foi realizada a homologação da Comissão Gestora do respectivo reservatório pelo colegiado.

“Amigo das Águas 2025” e “Antônio Zaranza 2025”


Durante o encontro, foi decidido que as comendas “Amigo das Águas 2025” serão concedidas ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR)  e à Carolina Oliveira, representante do Consórcio de Resíduos Sólidos do Litoral Oeste (Corsolo), em reconhecimento pela contribuição significativa à preservação e ao uso sustentável dos recursos hídricos na região. 

Já “Antônio Zaranza 2025” será para Raimundo Ribeiro Sales, representando a Câmara Municipal de Miraíma, pelo trabalho de destaque na gestão hídrica e na promoção da sustentabilidade no município.

Participação

Da diretoria do colegiado, participou o presidente, Raimundo Sales, juntamente com a vice-presidente, Fabiana Tremembé, o secretário Wellington Lino e a secretária-adjunta Rita Forte. 

Da  Secretaria Executiva, participaram o Gerente Regional, Raimundo Laranjeira, além do coordenador de Gestão Participativa, Victor Albuquerque. Os técnicos do Núcleo de Gestão, Edilene Matoso e Carlos Carvalho, e o técnico do Núcleo de Operações, José Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *