A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional da Bacia do Litoral, realizou, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), a Reunião de Alocação Negociada de Água dos açudes Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu, Patos e Gerardo Atimbone, no município de Sobral. O evento contou com a presença de representantes da comunidade local, membros da Comissão Gestora e técnicos da Cogerh.

No dia 2, as atividades ocorreram pela manhã na Escola Alzira Paulo Braga, no distrito de Patos, e à tarde na sede da Associação do Professor João Fialho. Já no dia 3, os encontros foram pela manhã na Casa do DNOCS e à tarde no Centro Pastoral Monsenhor Odilon Marinho.

O objetivo das reuniões foi deliberar, de forma participativa, a operação dos reservatórios para o segundo semestre de 2025. Durante o encontro, o coordenador da Gestão Participativa da regional, Victor Albuquerque, e o Técnico de Gestão Participativa, Edecarlos Rulim, destacaram o papel e a relevância da Comissão Gestora na condução democrática do processo de alocação de água.

Na sequência, Edson Braga, coordenador de Operação da regional, apresentou os cenários propostos para a operação 2025.2, com as classificações de criticidade hídrica dos açudes. Após as exposições técnicas e o diálogo com os usuários, a definição das vazões foi realizada por meio de votação coletiva.

Com base nas contribuições dos participantes, as vazões dos reservatórios foram estabelecidas por meio de discussões resultando nas seguintes deliberações:

  • Patos: 20  ℓ/s – 10 ℓ/ para o SAAE (Patos), 6 ℓ/s ampliação de adutora (Caracará, Sabonete e Comunidades Adjacentes) e 4 ℓ/s para demais usos. 
  • Gerardo Atimbone: 15 ℓ/s – 6 ℓ/ para o SISAR, 5 ℓ/s para dessedentação animal e 4 ℓ/s para irrigação e outros usos. 
  • Santa Maria de Aracatiaçu: 10 ℓ/s – 7 ℓ/s para abastecimento humano e 3 ℓ/s para outros usos.
  • Santo Antônio de Aracatiaçu: 35 ℓ/s – 25 ℓ/s para o SAAE (Sobral e Aracatiaçu) e 10 ℓ/s para outros usos.

Volumes

O açude Patos está com o volume de 6,41 milhões de m³, equivalente a 84,90% da sua capacidade máxima e o reservatório Gerardo Atimbone apresenta o volume de 5,66 milhões de m³ (92,79%).

Já o açude Santa Maria de Aracatiaçu está com o volume de 7,70 milhões de m³, que representa 93,91% da sua reserva total, e o reservatório Santo Antônio de Aracatiaçu apresenta o volume de 22,61 milhões de m³ (92,81%). 

Participação 

Da Diretoria do colegiado, participou o Presidente do CBH Litoral, Raimundo Ribeiro Sales. Da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Edecarlos Rulim, técnico da gerência de participação. Já da Secretaria-Executiva participaram o coordenador de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, e o coordenador do Núcleo de  Operações, Edson Braga, e os técnicos do Núcleo de Gestão, Edilene Matoso e Carlos Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *