A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional da Bacia do Litoral, promoveu nesta terça-feira (01) o Seminário de Alocação Negociada de Água do açude Poço Verde, em Itapipoca. O encontro foi realizado no Balneário Central do próprio açude e contou com a presença de representantes da comunidade local, da Comissão Gestora e de técnicos da Cogerh.

O objetivo do evento foi deliberar, de forma participativa, a operação do reservatório para o segundo semestre de 2025. Durante o seminário, o gerente regional Raimundo Laranjeira, junto ao coordenador da Gestão Participativa da Cogerh, Victor Albuquerque, destacou o papel e a importância da Comissão Gestora na condução do processo de alocação de água.
Em seguida, o coordenador do Núcleo de Operação da Gerência de Itapipoca, Edson Braga, apresentou os cenários propostos para operações de 2025.2 do reservatório, abordando as classificações de criticidade hídrica. Após as explanações técnicas e o diálogo com os usuários, foi definida a vazão por meio de votação, sendo aprovada por maioria a vazão de 105 litros por segundo (ℓ/s) para o açude Poço Verde no período 2025.2.
Atualmente, o reservatório acumula 13,05 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 97,87% da sua capacidade total.
Durante o encontro, a secretária-adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral, Rita Forte, alertou para a necessidade de atenção à evaporação da água e suas causas, como a ausência de matas ciliares nas margens do açude.
Na ocasião, também foi apresentado o relatório do diagnóstico do açude, contendo dados técnicos, históricos, socioambientais e institucionais do reservatório, além de informações levantadas junto aos usuários e demais atores sociais da região.
Foram abordados ainda o estado trófico da água nos últimos meses, o histórico de reformas estruturais, os principais problemas hídricos e ambientais identificados e as potencialidades da área
Durante os debates, o representante da Capatazia dos Pescadores do Poço Verde, José Edson, manifestou preocupação com o cercamento e a construção de muros nas margens do açude, alertando que tais intervenções impactam negativamente a atividade da pesca, que representa a principal fonte de sustento de muitas famílias locais.
Eleição da nova Comissão Gestora
Durante o seminário, também foi realizada a eleição para a renovação da Comissão Gestora do açude Poço Verde, com a escolha de representantes dos três segmentos que compõem o colegiado: Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de Água.
As instituições eleitas para compor a nova Comissão foram:
Poder Público
- Secretaria de Desenvolvimento Agrário
- Defesa Civil Municipal
Sociedade Civil
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapipoca
- Associação da Lagoa da Cruz
- Associação de Gangorra
- Associação Beneficente de Sororô
- Associação dos Moradores do Poço Verde
Usuários de Água
- Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR)
- Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE)
- Capatazia Z-3
- Balneário Central
Participação
Da Diretoria do colegiado, participou a Secretária adjunta, Rita Forte. Da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Edecarlos Rulim, técnico da gerência de participação. Já da Secretaria-Executiva participaram o Gerente Regional, Raimundo Laranjeira, além do coordenador de Gestão Participativa, Victor Albuquerque, e o coordenador do Núcleo de Operações, Edson Braga, e o técnico do Núcleo de Gestão, Carlos Carvalho, e o técnico do Núcleo de operações, José Paulo. Além das estagiárias Fernanda Yasmin e Gabriela Mesquita.