O Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral (CBH Litoral) promoveu, nesta quinta-feira (10), durante a sua 34ª Reunião Extraordinária, capacitação sobre Legislação Ambiental. A ação ocorreu no auditório da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI/UECE e contou com a presença de 31 entidades, totalizando 60 participantes.
No encontro, também houve o preenchimento de vacância no segmento Poder Público Estadual/Federal.
Legislação Ambiental

A engenheira ambiental Izabela Lima falou sobre os fundamentos da legislação ambiental e sua aplicação em bacias hidrográficas. Inclusive, Izabela compõe a Diretoria do Comitê de Bacias Hidrográficas do Coreaú, além de atuar como conselheira no CONAPA e no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camocim.
Vacância

Após a apresentação de documentação e defesa em plenária, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Itapipoca (CREDE 2), preencheu a vacância no segmento Poder Público Estadual e Federal. Dessa forma, a entidade foi aprovada para ocupar a vaga, garantindo sua participação nas próximas decisões do comitê.
Informes
Na próxima quarta-feira (16), o Secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana, se reunirá com o colegiado bem como representantes das câmaras e prefeituras dos 13 municípios para dialogar a respeito das demandas que envolvem os recursos hídricos e o meio ambiente. A ideia é ouvir as demandas dos comitês e promover o fortalecimento da gestão de recursos hídricos do Estado. Os temas serão encaminhados para o governador Elmano de Freitas, para a promoção e desenvolvimento sustentável do Ceará.
Participação
Estiveram presentes o presidente do CBH Coreaú, Raul de Araújo, bem como representantes da secretaria de agricultura de Itapipoca e Amontada.
Da Gerência de Gestão Participativa da COGERH, esteve presente o técnico Edecarlos Rulim, já da Gerência Regional do Litoral, participaram, os Coordenadores da Gestão Participativa e do Núcleo de Operações, Victor Albuquerque e Edson Braga, respectivamente. Além deles, a técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Edilene Matoso, bem como a estagiária Fernanda Yasmin.
